APLICAÇÃO DE SIG PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DA CATEGORIA POTENCIAL DE AQUECIMENTO GLOBAL: GESTÃO DE ROTAS DE TRANSPORTE DE RESÃDUOS SÓLIDOS
Resumo
O transporte de resÃduos sólidos até as centrais de tratamento por vezes ocorre a longas distâncias, o que promove a geração de emissões atmosféricas poluentes provenientes dos escapes dos automóveis. O objetivo deste estudo é o uso de mapeamento de rotas através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) na gestão de rotas de transporte de resÃduos sólidos visando a quantificação de emissões atmosféricas do transporte de forma a minimizar os impactos ambientais na perspectiva da avaliação de impacto ambiental. A metodologia utilizada baseia-se na criação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para a realização do mapeamento das rotas de transporte de resÃduos sólidos de uma amostra de 108 municÃpios do estado do Rio Grande do Sul,  Brasil. No mapeamento considerou-se os municÃpios de origem do resÃduo até a destinação final (centrais de tratamento de resÃduos (CTR)) nos municÃpios de Minas do Leão e São Leopoldo – RS. Com o uso do Software ArcMap 10.2.2 e uma base de dados georreferenciada das rodovias e divisões polÃticas do estado, foram mapeadas as rotas com menor distância de cada municÃpio até as CTR, e com estes dados foram calculadas as distâncias percorridas e o teor de emissões atmosféricas de CO2 equivalente. Os resultados obtidos demonstram que no cenário atual, ou seja, oposto ao ideal, são emitidas aproximadamente 3300 toneladas de CO2eq/ano. Contudo, o cenário previsto utilizando o georreferenciamento, demonstra uma redução de aproximadamente 35% no nÃvel destas emissões. Portanto, o uso do SIG mostra-se eficiente como um instrumento de apoio ao planejamento e tomada de decisão na escolha da melhor rota para o transporte de resÃduos, possibilitando a redução de emissão de gases de efeito estufa. Ao serem utilizadas as rotas de menor distância definidas previamente à coleta dos RS, promover-se-á a minimização dos impactos ambientais causados pelos poluentes atmosféricos do transporte desses resÃduos, não só, diretamente relacionados à s alterações climáticas, como o efeito estufa, como também, promover a melhoria da qualidade do ar. Além disso, os dados obtidos podem ser usados como elementos na construção e interpretação de inventários para avaliação de impacto em estudos de ciclo de vida de produto e gerenciamento municipal de resÃduos.
Palavras-chave: ResÃduos Sólidos, SIG, emissões atmosféricas.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais