APLICAÇÃO DE SIG PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DA CATEGORIA POTENCIAL DE AQUECIMENTO GLOBAL: GESTÃO DE ROTAS DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores/as

  • João Pedro Sandri Kessler Unisinos
  • Regina Célia Espinosa Modolo Universidade do Vale do Rio dos Sinos http://orcid.org/0000-0001-7088-2502
  • Carlos Alberto Mendes Moraes Unisinos
  • Adriane Brill Thum Unisinos

Resumen

O transporte de resíduos sólidos até as centrais de tratamento por vezes ocorre a longas distâncias, o que promove a geração de emissões atmosféricas poluentes provenientes dos escapes dos automóveis. O objetivo deste estudo é o uso de mapeamento de rotas através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) na gestão de rotas de transporte de resíduos sólidos visando a quantificação de emissões atmosféricas do transporte de forma a minimizar os impactos ambientais na perspectiva da avaliação de impacto ambiental. A metodologia utilizada baseia-se na criação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para a realização do mapeamento das rotas de transporte de resíduos sólidos de uma amostra de 108 municípios do estado do Rio Grande do Sul,  Brasil. No mapeamento considerou-se os municípios de origem do resíduo até a destinação final (centrais de tratamento de resíduos (CTR)) nos municípios de Minas do Leão e São Leopoldo – RS. Com o uso do Software ArcMap 10.2.2 e uma base de dados georreferenciada das rodovias e divisões políticas do estado, foram mapeadas as rotas com menor distância de cada município até as CTR, e com estes dados foram calculadas as distâncias percorridas e o teor de emissões atmosféricas de CO2 equivalente. Os resultados obtidos demonstram que no cenário atual, ou seja, oposto ao ideal, são emitidas aproximadamente 3300 toneladas de CO2eq/ano. Contudo, o cenário previsto utilizando o georreferenciamento, demonstra uma redução de aproximadamente 35% no nível destas emissões. Portanto, o uso do SIG mostra-se eficiente como um instrumento de apoio ao planejamento e tomada de decisão na escolha da melhor rota para o transporte de resíduos, possibilitando a redução de emissão de gases de efeito estufa. Ao serem utilizadas as rotas de menor distância definidas previamente à coleta dos RS, promover-se-á a minimização dos impactos ambientais causados pelos poluentes atmosféricos do transporte desses resíduos, não só, diretamente relacionados às alterações climáticas, como o efeito estufa, como também, promover a melhoria da qualidade do ar. Além disso, os dados obtidos podem ser usados como elementos na construção e interpretação de inventários para avaliação de impacto em estudos de ciclo de vida de produto e gerenciamento municipal de resíduos.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos, SIG, emissões atmosféricas.

Biografía del autor/a

Regina Célia Espinosa Modolo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), mestrado em Gestão Ambiental, Materiais e Valorização de Resíduos pela Universidade de Aveiro (2006) e doutorado em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (2014), ambos revalidados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Coordenadora do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica e Professor Colaborador Assistente I no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e da Escola Politécnica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Gestão e Engenharia Ambiental, com ênfase em resíduos sólidos industriais (RSI), reciclagem, análise de ciclo de vida (ACV) e indicadores de sustentabilidade socioambiental. É membro do Núcleo de Caracterização de Materiais (NuCMat/Unisinos/Brasil). Desenvolve pesquisa nas áreas de Gestão Ambiental Aplicada (Ferramentas Avançadas em Gestão Ambiental), Reuso e Reciclagem de Resíduos Sólidos Industriais, Análise de Ciclo de Vida, Indicadores de desempenho ambiental, e relatórios de sustentabilidade.

Publicado

2018-06-27