A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PB

Authors

  • Roanny Viana de Barros IFPB
  • Angelica Albino Américo Alves IFPB
  • Isabella Machado Moreira IFPB

Abstract

A problemática sobre a questão dos resíduos sólidos vem ganhando espaço nas discussões em todo o mundo. No Brasil, a gestão destes caminha a passos lentos. Com isso, buscando uma melhor gestão dos resíduos este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a educação ambiental como instrumento de gestão de resíduos sólidos em uma creche no bairro do Varadouro no município de João Pessoa – PB. Este foi desenvolvido com crianças de dois a seis anos de idade e com os profissionais, estes conheceram a educação ambiental como instrumento essencial para a gestão dos resíduos sólidos por meio de slides. Com as crianças foram abordados temas como a importância da coleta seletiva, e, com os profissionais temas como reciclagem, a definição do termo resíduos sólidos e outros. Foi evidenciado que tanto crianças quanto adultos de diferentes idades e grau de escolaridade são capazes de aprender sobre a preservação do meio ambiente, e, obtiveram a percepção sobre a mudança de seus hábitos despertando nos profissionais o interesse tanto em contribuir com o trabalho quanto em disseminar os conhecimentos obtidos para as crianças.

Published

2017-08-20