Aplicação da Dinâmica Fun Factory como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem para um Programa de Gestão em Produção Mais Limpa

Autores/as

  • Suliany Marcelino ORDAKOWSKI SENAI-RS
  • Rita de Abreu ENES
  • Gustavo Marques DA COSTA

Resumen

A “tecnologia de fim-de-tuboâ€, que apenas trata o resíduo no final do processo produtivo, era uma solução para as empresas em geral até meados dos anos 80. Porém, os investimentos em equipamentos e os custos para dispor os resíduos gerados, têm exercido forte influência nos empresários para que eles repensem suas estratégias. Além do mais, a sociedade como um todo tem exercido fortes pressões nas indústrias por produtos e processos mais “verdesâ€. Dessa forma, conceitos como desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, certificação ISO 14001, prevenção da poluição e produção mais limpa (P+L), passam a ser utilizados e buscados. “Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo. Esta abordagem induz inovação nas empresas, dando um passo em direção ao desenvolvimento econômico sustentado e competitivo, não apenas para elas, mas para toda a região que abrangem†(CENTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS, 2013).O programa de gestão em P+L tem como objetivo a transformação de matérias-primas, água, energia em produtos, e não em resíduos, tornando uma empresa mais competitiva. Diminuir os desperdícios implica em maior eficiência no processo industrial e menores investimentos para soluções de problemas ambientais. Essa preocupação deve ser estendida aos cursos de formação profissional, onde existem pessoas que atuarão no mercado de trabalho, sendo que estas deverão ter uma consciência ambiental. O presente estudo teve como objetivo aplicar a dinâmica Fun Factory para uma turma do curso técnico em meio ambiente da Escola Profissional UNIPACS, na cidade de Esteio/RS. A dinâmica foi aplicada no primeiro semestre de 2013, na disciplina de Gestão Ambiental. Evidenciou-se melhoria na percepção ambiental através dos relatos dos grupos, após implantação da dinâmica como ferramenta de ensino-aprendizagem. Com os resultados positivos obtidos, o próximo passo será disseminar esta prática, abrangendo o corpo discente em outras turmas do curso técnico em meio ambiente.

Publicado

2017-08-13