CARACTERIZAÇÃO FÃSICA DE RESÃDUOS SÓLIDOS GERADOS EM AMBIENTE ESCOLAR E EFICIÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO NA QUALIDADE DA SEGREGAÇÃO NA FONTE
Resumen
A Lei Federal n. 12.305/2010, que estabelece a PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos, considerada um marco para a gestão de resÃduos em todo paÃs, estabelece princÃpios, responsabilidades e metodologias de gestão dos resÃduos que visam seu adequado manejo. Em Londrina-PR, o Decreto Municipal nº 769/2009, dentre outras providências, define as responsabilidades do grande gerador de resÃduos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar e monitorar os resÃduos sólidos gerados em um Colégio de Londrina-PR - classificado como grande gerador – antes e após a execução de estratégias de sensibilização ambiental de sua comunidade escolar. O trabalho aconteceu em quatro etapas: diagnóstico (caracterização fÃsica dos resÃduos); intervenção (ações de sensibilização ambiental); levantamento de dados pós-intervenções (análogo ao diagnóstico); e avaliação do processo. Para caracterizar os resÃduos gerados, foram utilizados parâmetros fÃsicos como geração per capita, composição gravimétrica e massa especÃfica aparente. As ações de intervenção consistiram em palestras, fixação de banners, fixação de adesivos nas lixeiras, gincana solidária e monitoramento da qualidade de segregação na fonte. Constatou-se que o Colégio gera, em média, 1.900 litros de resÃduos sólidos por semana, sendo 22,5 % considerados como orgânicos e rejeitos e 77,5 % como recicláveis. Os resultados indicaram que as ações de sensibilização ambiental resultaram na melhoria do processo de segregação dos resÃduos, reduzindo o descarte incorreto na fonte, porém não influenciaram nas caracterÃsticas fÃsicas dos resÃduos.
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Número
Sección
Instituto Venturi Para Estudos Ambientais