RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Katia Rejane dos Santos Campos
  • Rossano André Dal-Farra PPGECIM-ULBRA
  • Ricardo Ângelo Dal Farra
  • Cristine Santos de Souza da Silva

Abstract

A Lei 11.445 de 2007 do saneamento básico aponta os resíduos sólidos como uma das dimensões que precisam ser articuladas com o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a limpeza urbana. Nesse contexto, as medidas estruturais relacionadas à legislação precisam se coadunar com processos educativos que proporcionem a efetivação das ações no país. Com base em tais premissas, o presente artigo apresenta resultados de estudos realizados na educação formal articulando a percepção manifesta do problema “resíduos sólidos†e as atitudes dos estudantes avaliadas por eles mesmos. Foram analisados dados de 100 estudantes de ensino médio respondendo questões por meio da escala Likert utilizando correlação de Spearmann e Estatística Descritiva, demonstrando que a percepção em relação ao problema na cidade não apresentou relação linear com as atitudes para minimizar as suas consequências. Deste modo, entende-se ser relevante que sejam continuadas as ações na educação básica tratando sistemicamente a questão envolvendo conceitos, procedimentos e atitudes.

Palavras-chave: Saneamento básico; educação ambiental; resíduos sólidos.

Published

2018-06-27