FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE RESÃDUOS EM OFICINAS MECÂNICAS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÃPIO DE PATO BRANCO- PR
Abstract
A utilização de ferramentas da qualidade, pode auxiliar no diagnóstico de problemas e possÃveis aperfeiçoamentos na gestão de uma empresa. As oficinas mecânicas, são empresas prestadoras de serviços de manutenção e reparação de veÃculos automotores que gera resÃduos, considerada uma atividade potencialmente poluidora. Em virtude disso, este estudo tem por objetivo aplicar as ferramentas de qualidade nos processos de gerenciamento de resÃduos, visando reduzir os impactos ambientais causados pelo empreendimento. O estudo de caso, foi realizado em uma oficina mecânica localizada no municÃpio de Pato Branco no Sudoeste do Paraná- BR. A metodologia, baseou-se no instrumento entrevista e análise documental, com isso aplicou-se as ferramentas da qualidade Diagrama de Ishikawa e 5W2H. Com estas ferramentas foi possÃvel identificar as principais causas e soluções para os problemas diagnosticados, como também, classificar os resÃduos gerados para melhor entendimento do processo de gestão da empresa. Percebe-se que a utilização de ferramentas da qualidade são eficientes métodos para se compreender o gerenciamento de resÃduos sólidos e apontar melhorias na gestão, para que o processo ocorra de forma ambientalmente correta.
Palavras-chave: Ferramentas da Qualidade; Estudo de Caso; Gerenciamento de ResÃduos; Oficinas mecânicas.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais