FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA OTIMIZAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÃDUOS: CASO DO SERVIÇO DE SAÚDE DA FARMÃCIA DO TRABALHADOR DE AMPÉRE – PR
Abstract
O gerenciamento inadequado dos resÃduos de serviço de saúde, bem como encaminhamento destes para locais inapropriados sem um tratamento prévio, configura um dos piores impactos causados ao meio ambiente e a saúde humana. Assim, o presente estudo foi desenvolvido com intuito de otimizar e propor melhorias ao Plano de Gerenciamento de ResÃduos de Serviço de Saúde (PGRSS) da Farmácia do Trabalhador localizada no municÃpio de Ampére, no Sudoeste do Estado do Paraná, por meio de ferramentas da qualidade. Aplicou-se o Diagrama de Causa e Efeito, Fluxograma e 5W2H, com intuito de sanar ou minimizar os problemas encontrados no gerenciamento dos resÃduos de serviços de saúde. Com base nas informações obtidas por meio de visitas ao local e estudos, notou-se uma lacuna na etapa de segregação e acondicionamento, a qual pode proporcionar riscos aos funcionários e clientes. Deste modo, percebeu-se com este estudo, que as ferramentas da qualidade podem contribuir na gestão dos resÃduos sólidos gerados.
Palavras-chave: ResÃduos de serviço de saúde; Ferramentas da qualidade; Impacto ambiental.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais