EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO FERRAMENTA NA POLÍTICA DOS 5 R’s

Authors

  • Clarissa Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Edson Henrique Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina
  • Debora Jurado Ramos Universidade Estadual de Londrina

Abstract

Um dos maiores desafios encontrados na atualidade é referente a temática dos resíduos sólidos. São dificuldades que envolvem desde o consumo desenfreado de produtos até a disposição ambiental correta dos resíduos sólidos. Diante deste cenário, foi constituído a política ou pedagogia dos 5 R’s, que busca estratégias para o desenvolvimento sustentável de maneira individual ou coletiva. O presente trabalho visa abordar por meio de vídeos e debates sobre os 5 R’s e após pesquisar a aplicabilidade deste instrumento pedagógico na identificação do modelo de vida dos educandos do projeto de serviço e convivência de vínculos da Casa do Caminho, instituição filantrópica, localizada em Londrina-PR, por meio de um questionário. A partir da análise dos dados foi possível identificar as principais percepções dos educandos referente as suas ações em seu cotidiano com relação aos resíduos sólidos, positivamente demonstradas nos itens do R - Reduzir, e os aspectos que merecem apreensão, como o R – Reciclar e o R – Recusar. Através da aplicação do questionário, verificou-se ser necessário incentivar práticas de aproveitamento de materiais diversos como mecanismo de disseminação ecosustentável; explorar estratégias de equidade social e ecológica na produção de bens e serviços através da gestão ambiental; e fomentar a prática de Educação Ambiental na formação de valores em prol do meio ambiente.

Author Biographies

Clarissa Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Aluna regular no Programa de Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, bolsista CAPES. Especialista em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Centro Universitário Estácio Uniseb. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina, Técnico em Meio Ambiente pela Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Teologia e Ciências- FATEC. Graduada em Direito pela Faculdade Norte Paranaense.  

Edson Henrique Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras de Londrina. Aluno da Especialização em Economia Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina. Aluno especial do mestrado em Economia Regional. Analista Ambiental na empresa Reciclagem Paraná de Rolândia/PR. Tem experiência em resíduos sólidos, identificação de espécies arbóreas em áreas de APP, monitoramento de áreas degradadas e arborização urbana.

Debora Jurado Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, com experiência nas áreas de Geografia Rural e Práticas Educacionais. Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pesquisa na área de ensino de Geografia. 

Published

2017-06-20