EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÃTICA COMO CAPACITAÇÃO DE AGENTES TRANSFORMADORES NA TEMÃTICA DE RESÃDUOS SÓLIDOS URBANOS
Abstract
A educação ambiental está prevista como instrumento na PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos -PNRS, entretanto, infelizmente, na atualidade demonstram-se resultados preocupantes, pois o modelo atual de produção e consumo é cada vez mais exacerbado e, por consequência, há uma maior quantidade de descarte de resÃduos sólidos. O presente trabalho visa dissertar sobre a relação entre a PolÃtica Nacional de Educação Ambiental e a PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos como integrantes da PolÃtica Nacional do Meio Ambiente. Em um segundo momento discute-se a utilização da educação ambiental crÃtica ao tratar sobre a temática dos resÃduos sólidos, em especÃfico sobre o descarte em fundos de vale, ou seja, áreas de preservação permanente, com as crianças do projeto do apoio sócio educativo da Casa do Caminho em Londrina-Paraná, cujo objetivo geral é desenvolver uma metodologia para promover e consolidar ações de educação ambiental tendo como foco de ação a temática sobre resÃduos sólidos. A metodologia utilizada por meio da investigação/ação, parte de uma concepção crÃtica da educação ambiental com base na prática educativa de Paulo Freire (método dialógico e participativo). Verifica-se ao final do trabalho o desenvolvimento de uma visão integrada do meio ambiente, buscando soluções para os problemas referentes aos resÃduos sólidos. A educação ambiental, a partir de uma concepção crÃtica, oferece a capacitação de agentes crÃticos, aptos a tomarem decisões e agirem, de maneira individual e coletiva, frente aos problemas sócio ambientais com os quais se veem confrontados diariamente, tornando-os capazes de promover transformações.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais