PANORAMA DOS PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA NAS CAPITAIS DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Aline Carolina Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • José Fernando Thomé Jucá Universidade Federal de Pernambuco
  • Kelma Maria Vitorino Almeida Instituto Federal de Sergipe

Resumo

O trabalho apresentado objetivou analisar os Programas Municipais de Coleta Seletiva das capitais do nordeste brasileiro, visando obter um panorama socioeconômico que contribua para futuras ações. A pesquisa caracteriza-se como um método exploratório, pois busca proporcionar maior familiaridade com o problema. Foi realizado levantamento de dados secundários, tendo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento como principal fonte de dados, elaborando-se um “check list” para coleta de informações e tabulação dos dados formato XLSX (Excel 2003/2007). Verificou-se que os Programas Municipais de Coleta Seletiva possuem valores insignificantes quando observado a massa coletada dos resíduos domicílios e resíduos públicos, tendo-se uma média de 2 kg ano por habitante. Também, que a contrapartida das prefeituras tem sido conceder a estrutura física dos galpões de triagem, água, luz e um montante irrisório para pagamento dos motoristas e manutenção dos caminhões de coleta. Elencou-se ainda que nas capitais do Nordeste o papel compõe o maior percentual de material coletado e triado, seguido do plástico e vidros. É imprescindível que os Programas de Coleta Seletiva nos municípios sejam impulsionados de modo que aja abrangência, qualidade na coleta e maior volume dos materiais potencialmente recicláveis e reaproveitáveis para que estes sejam reinseridos no sistema de produção viabilizando o sistema logístico e consequente cumprimento da PNRS.

Biografia do Autor

Aline Carolina Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe.

José Fernando Thomé Jucá, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor pela Universidad Politécnica de Madrid. Coordenador do Grupo de Resíduos Sólidos – GRS/UFPE. 

Kelma Maria Vitorino Almeida, Instituto Federal de Sergipe

Professora do Instituto Federal de Sergipe. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos do IFS.

Publicado

2017-06-20