COMPOSTAGEM DE RESÍDUO DE CERVEJARIA ASSOCIADO A CAMA DE AVIÁRIO DE PERU

Autores

  • Fernanda Barizon UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
  • Priscila Soraia Conceição Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental - DAEAM Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB)
  • Denise Andréia Szymczak UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

Resumo

Um dos maiores problemas da sociedade está relacionado a geração de resíduos sólidos. A maior parcela desses resíduos é composta por materiais orgânicos, que são considerados inúteis. Uma alternativa para os resíduos orgânicos é a compostagem, que é o processo de degradação acelerada da matéria orgânica, resultando em composto estável. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é realizar a compostagem de resíduo de cervejaria associado a cama de aviário de peru. O processo foi conduzido na área experimental de resíduos sólidos da UTFPR-FB, no formato de pilha. A compostagem foi monitorada por meio de análises semanais dos parâmetros temperatura, teor de água, teor de sólidos voláteis e pH. Como resultados, o teor de água variou de 40% a 77,3%. A temperatura manteve-se na faixa de 24,3 °C a 55,8°C. O teor de sólidos voláteis iniciou com 96,03%, atingindo a maturação em 47%. Já para o pH, este manteve-se entre 4,72 e 9,05. Por fim, concluiu-se que o resíduo de cervejaria por si só não é o mais adequado para a compostagem, porém atua de maneira satisfatória em associação com resíduos fontes de nitrogênio.

Biografia do Autor

Priscila Soraia Conceição, Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental - DAEAM Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB)

Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental - DAEAM
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB)

Publicado

2017-06-20