CONSCIENTIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA PARA O DESCARTE CORRETO DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS

Autores

  • Amanda Tavares Mendonça Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O uso da tecnologia está em constante crescimento, o que pode beneficiar toda a população no âmbito pessoal e profissional. Em contrapartida, esses avanços trazem também um aumento na produção de resíduos eletroeletrônicos, que com o seu descarte inadequado pode interferir negativamente na vida humana e no meio ambiente, em virtude das substâncias tóxicas presentes em sua composição. Assim, foram elaboradas palestras para serem apresentadas em escolas públicas de João Pessoa, com o objetivo de conscientizar os alunos em relação às alternativas para o destino final desses resíduos. Após a apresentação em oito escolas, foi entregue um questionário, onde os estudantes puderam expressar seu nível de conhecimento antes da palestra, observando-se nesses dados um baixo entendimento sobre o assunto. Além disso, os alunos foram questionados sobre a temática e foi analisado quantidade de erros/acertos. Observou-se que o resultado foi satisfatório, o que significa que eles conseguiram entender mais a respeito da temática, deixando evidente que houve um despertar para o assunto e mostrando a necessidade de atividades como a exercida para produzir uma sensibilização mais eficiente acerca do tema.

Biografia do Autor

Amanda Tavares Mendonça, Universidade Federal da Paraíba

Amanda Tavares Mendonça¹ (amandatavaresm@hotmail.com), Raíssa Lira de Assis¹ (raissa.assis@cear.ufpb.br), Rayssa Silva Leal1 (rayssa.leal@cear.ufpb.br), Thommas Kevin Sales Flores1 (thommas.flores@cear.ufpb.br), Ademar Virgolino da Silva Netto¹ (ademar@cear.ufpb.br), Elisângela Maria Rodrigues Rocha¹ (elis@ct.ufpb.br)

1Universidade Federal da Paraíba