EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A SOLUÇÃO DA PROBLEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE ALTAMIRA-PA

Autores

  • Wanderson Alexandre da Silva Quinto Universidade do Estado do Pará
  • Antonio Marcos Cardoso Silva Universidade do Estado do Pará
  • Jailton da Silva de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Anderson Borges Serra Universidade Federal do Pará

Resumo

O crescimento desordenado da população vem trazendo consequências negativas para as cidades. Isso pode ser observado na geração e disposição inadequada dos resíduos sólidos para a coleta. A cidade de Altamira-PA enfrenta dificuldades quanto aos serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos, pois observa-se que parte da população não cumpre com os dias e horários da coleta de resíduos. A educação ambiental é uma ferramenta de prevenção de possíveis problemas futuros, pois contribui para a conscientização e mudança de atitudes das pessoas. Este trabalho tem o objetivo de implantar um programa de educação ambiental com o auxílio da tecnologia da informação, por meio do desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, estimasse que a maioria das pessoas que vivem nos centros urbanos possuem aparelhos móveis o que facilitaria a disseminação do APP. Foram realizadas visitas semanais em dois bairros para implantação do programa de educação ambiental apoiados pelo uso do aplicativo “Limpa Altamira” na tentativa de educar e solucionar os problemas dos serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos.

Biografia do Autor

Wanderson Alexandre da Silva Quinto, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1999), especialização em Redes de Computadores pela Universidade Federal do Pará (2000), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Ideal (Faci) (2008) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2005). Atuou como coordenador do curso de graduação tecnológica em Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas durante 8 anos e no mesmo período coordenou o curso de gestão Ambiental e os cursos de especializações em Gestão de TI e Tecnologia e Segurança em Redes de Computadores da Faculdade Ideal, ocupou também o cargo de editor da Revista Científica e de coordenação de Extensão da Faculdade Ideal, como professor tem 16 anos de experiencia no ensino superior tendo atuado principalmente nos estados do Pará, Amapá e Rondônia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, animação de avatares, projeto pedagógico, redes móveis e inteligência artificial. Atualmente é professor e coordenador do Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade do Estado do pará - UEPA e sócio diretor na Lobato e Quinto Consultoria e Assessoria Educacional LTDA. Desde de 2017 é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação e de Conhecimento (GSIC) da Universidade do Estado do Pará.

Publicado

2017-06-20