OS DESAFIOS DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE NÍVEL BÁSICO

Autores

  • Aldenira Alves Dantas Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo constitui-se em uma investigação sobre os desafios de trabalhar com Educação Ambiental dentro da escola de nível básico, com o objetivo de entender a importância que tem a Educação Ambiental aliada na formação escolar do sujeito, como alternativa para propor uma nova relação entre homem e natureza. A metodologia utilizada para construção do mesmo foi uma pesquisa bibliográfica, de acordo com os autores Carvalho (2004), Grun (1996), Loureiro (2002), em que partiu-se do contexto da sociedade atual, a crise ambiental em que se expande cada dia mais. A partir deste cenário é relevante a participação e efetivação de todos na conscientização e colaboração de trabalhar assuntos relevantes aos cuidados a Educação Ambiental enquanto meio de amenizar essa “crise” e criar novos métodos, modos e práticas de ações educativas, atuando diretamente na relação entre o homem e a natureza, na perspectiva de trabalhar a Educação Ambiental inserido em ambientes escolares, com objetivo de vencer os desafios e a sensibilização por parte do educando dando-se de forma voluntária, pois o aluno estará preocupado e contribuindo como sujeito responsável quanto às problemáticas ambientais naquele local. Como resultado, o estudo bibliográfico serve de base de dados para futuras gerações, contribuindo como uma ferramenta de conscientização e humanização, interligada a temática do meio ambiente. Assim, foi possível verificar a importância da Educação Ambiental para formação de cidadãos que tenham um olhar mais aguçado quanto às problemáticas ambientais e compreender estes desafios de trabalho no âmbito educacional.    

Biografia do Autor

Aldenira Alves Dantas, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

 Aldenira Alves Dantas1 (aldenirasantos405@gmail.com), Fellipe Gustavo Silva Firmino dos Santos¹ (fellipe_sfs@hotmail.com), Karla Dayane Bezerra Cruz¹ (karladay_cn@hotmail.com)

1 Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

 

Publicado

2019-06-14