PERCEPÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DAS ALUNAS DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM AGENTES DE RESÃDUOS SÓLIDOS NO MUNICÃPIO DE ITABAIANA- PB
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar e sensibilizar as alunas de curso de capacitação em Agentes de ResÃduos Sólidos do municÃpio de Itabaiana-PB sobre a temática dos resÃduos. A pesquisa é do tipo participante. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários, sendo um pré-teste e outro pós-teste, além de observações. Foram realizadas palestras com abordagens sobre o conceito de resÃduo sólido, reutilizar, reciclar e coleta seletiva. Além disso, foram realizadas duas oficinas, sendo uma de cartazes e a outra com a construção de um papa pilha. A princÃpio, as alunas não tinham conhecimento sobre o que são resÃduos sólidos; Apenas 36% realizavam a separação dos resÃduos em casa; 5% sabia diferença entre reciclar e reutilizar; 32% considerava tudo que era jogado fora como lixo. O questionário pós-teste mostrou que após a sensibilização, as alunas entenderam a diferença entre resÃduo e “lixoâ€, e a importância de utilizar a terminologia correta. Além disso, ocorreu um aumento de 59% na separação dos resÃduos nos domicÃlios das alunas quando comparado com o questionário pré-teste. Sobre a diferença entre os termos reciclar e reutilizar, 100% das alunas afirmaram saber a diferença entre esses conceitos. 100% das alunas também a firmaram que não consideram tudo que é jogado fora como sendo sem utilidade, principalmente porque muitos materiais que são jogados fora podem voltar para a cadeia produtiva. Sobre o conceito de educação ambiental 80% afirmaram conhecer o conceito de educação ambiental.Publicado
2017-08-20
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Artigos FIRS
Instituto Venturi Para Estudos Ambientais