Difusão do Pensamento Sustentável Por Meio de Eventos Técnicos Científicos

Autores

  • Ilana de Souza NUNES
  • Bruna da Silva LANES
  • Rafaela da Cruz FEGUEREDO
  • Antonia Maria Cavalcanti DE OLIVEIRA

Resumo

Com o crescente interesse das organizações e da sociedade em geral pelo meio ambiente, aumenta o número de fóruns de discussão sobre gestão ambiental. A educação ambiental, como formadora de cultura, deve ser pensada de maneira mais ampla que apenas tratar de preservação dos ecossistemas, deve buscar a construção de sociedades sustentáveis. Eventos técnicos científicos, como parte da educação não-formal, são locais para disseminação e consolidação de conhecimentos, valores sociais, habilidades, atitudes e competências e podem ser fatores motivacionais para mudança comportamental de seus participantes em relação ao meio (BRASIL, 1999).
O Instituto Vital Brazil (IVB), laboratório farmacêutico oficial, é também centro de estudos e pesquisas nas áreas de produção, pesquisa e desenvolvimento, cuja missão primordial é a promoção da saúde, passando pelo fortalecimento do compromisso socioambiental das organizações. Tem também a atribuição de promover ações integradas de conscientização, treinamento e educação, incluindo a ambiental, e, para isso, realiza projetos, cursos e eventos técnicos científicos nos campos farmacêutico, biológico, ambiental, econômico e social (IVB, 2013).
Neste sentido, este trabalho demonstra a análise da receptividade e a motivação dos participantes de dois eventos técnicos científicos, realizados pelo IVB em setembro de 2012 e junho de 2013 com objetivo de motivar o público a pensar sobre o meio ambiente e difundir o pensamento sustentável.

Publicado

2017-08-13