PANORAMA DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NAS CIDADES DE FRANCISCO BELTRÃO E PATO BRANCO, PARANÁ, BRASIL, 2009 - 2015

Autores

  • Diego Moraes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Priscila Muniz Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Priscila Conceição Ribeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Resumo

O saneamento básico é um direito fundamental e humano. Suas ações melhoram a qualidade do ambiente e, consequentemente, a vida das populações. Este trabalho realizou estudos sobre quatro informações do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos para as cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco entre os anos 2009 e 2015 com base no banco de dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico (SNIS), a fim de traçar um panorama da situação dos resíduos sólidos urbanos nos dois municípios. Para a quantidade de catadores associados em associações de catadores, Francisco Beltrão apresentou número superior à cidade de Pato Branco, no entanto, Enquanto Francisco Beltrão apresentou diminuição no número de associados, Pato Branco apresentou aumento na série histórica. Mesmo cenário se deu na quantidade de agentes públicos, no serviço de coleta de resíduos domésticos e públicos. Para os serviços de varrição, capina e roçagem, Pato Branco apresenta valores superiores ao de Francisco Beltrão na série histórica, fato que deve ter se dado devido aos programas e incentivos realizados pela administração pública do município. Concluiu-se que ambas as cidades apresentaram comportamentos distintos para as informações analisadas, e que isso pode ser reflexo da falta de interesse e investimento do poder público e da sociedade em geral.

Biografia do Autor

Diego Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus de Curitiba - PR, na área de Saneamento e Recursos Hídricos

Priscila Muniz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Aluna de graduação em Engenharia ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus de Francisco Beltrão - PR.

Priscila Conceição Ribeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Docente do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Francisco Beltrão - PR.

Publicado

2017-06-20