GOVERNANÇA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EXCLUSÃO SOCIAL: A BUSCA DE UMA COLETA SELETIVA EFICIENTE E INCLUSIVA EM CRICIÚMA, SC - BRASIL.

Autores

  • Mario Ricardo Guadagnin UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Leandro Nunes UNESC
  • Débora Ferrazzo UNESC
  • Victor Cavallini UNESC
  • Alessandra Machado UNESC
  • Vitória de Oliveira de Souza UNESC
  • Laura Barg Comi UNESC
  • Eduarda Assis da Silva UNESC
  • Sabrina Baesso Cadorin UNESC

Resumo

A eficiência da gestão integrada de resíduos sólidos com inclusão de catadores de materiais recicláveis tornou-se uma pauta a partir da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010 no Brasil, entretanto, já tem sido pautada pelo Projeto de Extensão Coleta Seletiva Solidária desde 2008. Com o advento do Fórum Lixo e Cidadania em 2009 e a implementação da Lei 12.305/2010 a inclusão de catadores na gestão municipalizada de resíduos ganhou ainda mais força. Atualmente em Criciúma, na base da cadeia de reciclagem há dois empreendimentos de catadores, em situação precária e de abandono por parte da gestão pública.

Biografia do Autor

Mario Ricardo Guadagnin, UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), especialização em Gestão Ambiental pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1999) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Implantação de Coleta Seletiva com inclusão social de catadores e Saneamento Básico. Atua com pesquisa e extensão com os seguintes conceitos: Território - Territorialidade - Poder, Movimentos Sociais Urbanos - Gestão Ambiental, Participação social e cidadania. Atua também como professor e pesquisador e extensionista sobre Gestão Ambiental Pública, Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, Implantação de projetos de coleta seletiva, inclusão social de catadores em programas de coleta seletiva e gerenciamento de resíduos sólidos. Gestão Ambiental Aplicada em processos produtivos como Prevenção à Poluição, Produção Mais Limpa ( P + L), implantação de Sistemas de Gestão Ambiental. Consultor Técnico do Ministério do Meio Ambiente Especializado em Resíduos Sólidos Urbanos, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Inclusão de Catadores em programas de Coleta Seletiva Solidária.

Publicado

2017-06-20