DESENVOLVIMENTO DE GEOPOLÍMEROS A PARTIR DE RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO COMO AGREGADO

Autores

  • Lucas Araújo Departamento de Engenharia da Mobilidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville
  • Rubia Meert Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-7025-9566
  • João A. Labrincha Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, Universidade de Aveiro, Portugal
  • Luciano Senff Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Os resíduos sólidos da construção civil são produzidos em grandes volumes diariamente em todo o mundo. Achar uma aplicação ideal para esses rejeitos é de extrema valia tendo em vista as formas incorretas do descarte desses compostos. Os geopolímeros emergem como uma alternativa à utilização destes resíduos, devido as suas excelentes propriedades e aceitação a agregados inertes. Este trabalho tem como foco a produção de argamassa geopolimérica fazendo uso de resíduos de construção e demolição. Na produção do geopolímero, utilizou-se metacaulim como fonte de aluminossilicato e uma solução alcalina ativadora de hidróxido e silicato de sódio com proporções variáveis de silicato (em relação ao hidróxido) de 40, 45, 55 e 60% (este último para as duas formulações finais). O resíduo de construção e demolição foi introduzido parcialmente à mistura, substituindo gradativamente o agregado miúdo (0, 25, 50, 75 e 100% em massa). As amostras produzidas foram caracterizadas quanto a resistência à compressão, densidade aparente, absorção de água e porosidade aparente com 28 dias de cura. Os resultados da resistência à compressão das amostras com 100% RCD alcançou 14 MPa, enquanto a absorção de água e porosidade aparente permaneceram acima da formulação de referência (F1). Além disso, os resultados de densidade aparente permaneceram inferiores para a argamassa F1.

Biografia do Autor

Rubia Meert, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de graduação (engenharia de infraestrutura) na UFSC e bolsista pelo CNPq, desenvolvendo pesquisa voltada a aplicação de resíduos em geopolímeros.

Publicado

2017-06-20