ANALISE DE INDICADORES DE DESEMPENHO OPERACIONAL DE SERVIÇOS DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA (PB)

Autores

  • Aías Santino Lima Revita Engenharia
  • Aline Carolina Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Clarita Izabelle Araujo Silva Instituto Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo objetivou analisar os indicadores desempenho operacionais dos anos de 2015 e 2016 de uma empresa prestadora de serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos no município de João Pessoa (PB). Para tanto foi realizado prognostico com base na realidade municipal traçada pelos indicadores, revisão bibliográfica, dados técnicos, econômicos, ambientais, políticos e sociais evidenciaram o gerenciamento de resíduos no município estudado. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, levantando dados secundários, cuja tabulação destes dados foi feita com auxílio do arquivo no formato XLSX (Excel 2003/2007). Os resultados permitiram analisar o comportamento do serviço de limpeza urbana prestado, bem como a divergência de comportamento entre os dois anos de referência, destacando-se as mudanças alterações econômicas ocorridas no país ao longo de 2016, influindo diretamente nos resultados obtidos pelo gerenciamento de coleta de resíduos domiciliares municipal. Frisa-se também a relevância dos resultados para o estado da arte mundial tendo em vista a realidade local apresentada e o sistema de gestão operacional implementado.

Biografia do Autor

Aías Santino Lima, Revita Engenharia

Pós Graduado em Gerenciamento de Obras. Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Gerente de Operações da REVITA Engenharia SA

Aline Carolina Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe.

Clarita Izabelle Araujo Silva, Instituto Federal de Sergipe

Graduanda em Engenharia Civil pela Estácio. Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Publicado

2017-06-20