ANÁLISE DA PAISAGEM E FORMAS DE USO DO SOLO, NO ATERRO SANITÁRIO DE MARITUBA/PA, ATRAVÉS DA FERRAMENTA SIG

Autores

  • Ana Karla dos Santos Pontes Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Ismael Ramalho da Costa Soares UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)
  • Eiky Tatsuya Ishikawa de Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
  • Paulo Vinícius Caldas da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
  • Joyse Tatiane Souza dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Resumo

Formas inadequadas de disposição de resíduos sólidos são realidade em muitas cidades, como Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara que compõem a Região Metropolitana de Belém (RMB). A problemática dos resíduos compromete diretamente a qualidade ambiental e a qualidade de vida de seus habitantes, logo, é imprescidível a disposição correta tal como é regulamentado pela Lei Federal 12.305/2010. A lei prevê a extinção dos lixões a céu aberto, e implememtação de aterros sanitários. Por conta disso, a RMB passou a utilizar o aterro sanitário construido na cidade de Marituba, embora não finalizado. Assim, objetivo deste estudo foi analisar a paisagem e as formas de uso do solo, na área do aterro sanitário em Marituba/PA, através da ferramenta SIG, com o intuito de verificar quais as possíveis influências que o aterro sanitário vem causando ao ambiente em seu entorno. Influencias tal, geradores de impactos ao meio ambiente. Pode-se observar a necessidade de monitoramento e controle do aterro, visto que este não atende as normas, intensificando o potencial de contaminação da área.

Biografia do Autor

Ana Karla dos Santos Pontes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de Engenharia Ambiental e energias renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Bolsista Pibic - CNPq em Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas.

Ismael Ramalho da Costa Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)

Estudante de Engenharia Ambiental e energias renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Bolsista Pibic.

Eiky Tatsuya Ishikawa de Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Estudante de Engenharia Ambiental e energias renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Bolsista Pibic.

Paulo Vinícius Caldas da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Estudante de Engenharia Ambiental e energias renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Bolsista Pibic.

Joyse Tatiane Souza dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Estudante de Pós Graduação em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Publicado

2017-06-20