COLETA SELETIVA E ESCOLAS MUNICIPAIS: UMA PARCERIA POSSÍVEL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTUDO DE CASO: ESCOLAS MUNICIPAIS DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OLÍMPIA

Autores

  • Pollyana Rodero Fernandes UNESP - PROFÁGUA
  • Paulo Cesar Rocha UNESP

Resumo

A temática abordada nesse trabalho é a educação ambiental. Assim, esse estudo visa através da educação ambiental abordar sobre coleta seletiva como meio de conscientização, de apoio e adesão ao processo de coleta. O projeto foi desenvolvido nas escolas municipais com os alunos dos quintos anos, para que os mesmos desenvolvessem paródias, um mascote para a coleta seletiva e um nome para a Cooperativa de Catadores, fazendo, assim, com que fosse inserido nas escolas os conceitos de resíduos sólidos, materiais recicláveis, reciclagem, coleta seletiva e cooperativismo. Como resultado obteve-se a produção do nome da Cooperativa “Amigos da Natureza”, o mascote “Garrafito”, e três paródias utilizadas como jingle para a coleta seletiva. Mas o resultado mais valioso foi, posteriormente a esse processo, quando foram inseridos nas escolas municipais PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de materiais recicláveis, incentivando os alunos, suas famílias e os munícipes que residem em torno da instituição a participarem da coleta seletiva no município. 

Biografia do Autor

Pollyana Rodero Fernandes, UNESP - PROFÁGUA

Atuo como Engenheira Ambiental, Diretora de Divisão de Meio Ambiente na Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Olímpia-SP, a DAEMO Ambiental, trabalhando nas áreas de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Gestão Ambiental, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental e Arborização Urbana. Atualmente, estou cursando o Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA, na UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Cesar Rocha.

Publicado

2017-06-20