GANHOS SOCIOAMBIENTAIS NA UTILIZAÇÃO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA NO TRANSPORTE PÚBLICO DE CURITIBA
Resumo
A utilização de óleo de fritura residual para fins combustÃvel é uma alternativa a ser considerada no transporte público que alia redução das emissões de gases de efeito estufa, redução da dependência do petróleo, melhoria da qualidade de vida, entre outros. Além disso, o óleo descartado inadequadamente causa grandes problemas ambientais, poluindo os solos e a água. Neste sentido, quantificou-se as emissões no transporte público da cidade de Curitiba ônibus urbano e, estimou-se com o volume de biodiesel utilizado na frota da cidade o potencial de redução de poluição da água considerando o mesmo volume descartado inadequadamente. Como principais resultados deste estudo identificou-se que o setor de transporte público de Curitiba emitiu aproximadamente 200.000 toneladas métricas de CO2 eq e, que com o volume de biodiesel utilizado na frota o potêncial redutor de poluição da água é de aproximadamente 109 trilhões de Litros. Ao dar visibilidade com estes resultados, acredita-se que polÃticas públicas locais devam ser prioridade com incentivos e investimentos no processo de reciclagem de óleo para fins combustÃvel gerando ganhos sociais e ambientais presentes na melhoria da qualidade de vida das poluções, ar, água e solo.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais