DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE APARELHOS ELETROMÉDICOS E ELETROTERAPÊUTICOS

Autores

  • Ana Carla Fernandes Gasques Universidade Estadual de Maringá
  • Jordana Dorca dos Santos Departamento de Engenharia de Produção Agroindustrial, Unespar
  • Cristhiane Michiko Passos Okawa Departamento de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Maringá
  • Angélica Ardengue de Araújo
  • Diego Matheus Sanches Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - Feitep

Resumo

A excessiva geração de Resíduos Sólidos (RS) se tornou um problema constante, por isso, estes precisam ser identificados para sua correta gestão e gerenciamento, tanto nas esferas governamentais (federais, estaduais e municipais), porém as empresas e a sociedade também têm participação no gerenciamento dos RS. No caso das empresas, seus resíduos são variados e possuem relação direta com seus processos produtivos sendo, necessário realizar levantamentos para caracterizar tais resíduos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico dos resíduos sólidos de uma empresa fabricante de aparelhos eletromédicos e eletroterapêuticos. A pesquisa foi realizada em um empreendimento de pequeno porte localizado no estado do Paraná, cujas atividades desenvolvidas consistem na montagem desses equipamentos e o fornecimento de assistência técnica para os produtos vendidos. Constatou-se que são gerados 0,87 kg dia-1, dos quais predominam os recicláveis como papéis e papelões, metais e plásticos, os quais são encaminhados para a Coleta Seletiva do município. Sugeriu-se à empresa a realização de treinamentos com os colaboradores e a implantação da ferramenta 5S. Conclui-se que o levantamento realizado é de fundamental importância para a elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos nas organizações e para a efetividade das medidas sugeridas. 

Biografia do Autor

Ana Carla Fernandes Gasques, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Campo Mourão/PR (2013). Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2015), na área de Concentração Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2015). Especialista em Docência e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Eficaz (2016). Atualmente é Professora Colaboradora do Departamento de Engenharia de Produção, UEM, Campus Sede.

Jordana Dorca dos Santos, Departamento de Engenharia de Produção Agroindustrial, Unespar

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre pelo programa de pós-graduação em Engenharia Química pela UNIOESTE-Toledo. Tem experiência na área de tratamento de efluentes industriais, Gestão Ambiental e de qualidade. Atualmente é professora colaboradora no Departamento de Engenharia de Produção-UNESPAR.

Cristhiane Michiko Passos Okawa, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Mestre em Engenharia Hidráulica pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Tem experiência na área de Hidrologia, atuando principalmente na área de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Hidrologia Urbana, Drenagem Urbana Sustentável e Ecohidrologia. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá, professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais (mestrado profissional em rede nacional, promovido pela Agência Nacional de Águas) da Universidade Estadual de Maringá e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da USP-São Carlos.

Angélica Ardengue de Araújo

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

Diego Matheus Sanches, Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - Feitep

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (2010). MBA em gestão de negócios imobiliários e da construção civil pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Administração Pública pela UniCesumar. Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de execução de obras civis industriais. Atualmente é professor de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica no departamento de Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - FEITEP.

Publicado

2017-06-20